sábado, 2 de junho de 2012

ISTO É CERTO?

ISTO É CERTO?
"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Co. 11:1).
Quando você está sendo arguído em um teste, na sala de aula, e o professor reconhece que você acertou, ele dirá: Certo! Se a resposta é errada: Errado! Tanto nos testes orais como nos escritos, o professor concluirá se você está certo ou errado. E você ganha conceito: “A”, ou nota 10, quando acerta a todas as perguntas. À medida que você erra, seu conceito também vai caindo. Assim é a nossa vida cristã - à medida que sabemos distinguir entre o certo e o errado, vamos subindo ou descendo em nosso mundo cristão.

Como saber o que é certo. Comece perguntando a si mesmo: "O que é bom?" "Como se pode conseguir o que é bom?" Em seguida: "O que é certo?" "Como se pode conhecer e fazer o que é certo?"
Quando alguém lhe oferece um doce que não conhece e que ainda não provou, você perguntará: "É bom?" Se a pessoa responder que “sim”, você certamente vai prová-lo, mas se “não”, você terá dificuldades em prová-lo. Você é capaz de dizer que não quer o doce. Como pessoa, você poderá determinar por si mesmo o que quer, e o que não quer. O que é bom, e o que é direito. No caso do doce, você vai aceitá-lo ou não, se desejar. Se a sua turma, ou grupo, decide realizar alguma atividade, você tem, como pessoa, a sua própria opinião a respeito do assunto. Individualmente, ou em grupo, você poderá, muitas vezes, tomar uma decisão errada. O que fará então? Qual a sua direção certa, como cristão?
O que determina o que é certo ou errado na sua vida é a vontade de Deus.
O que é a vontade de Deus? O crente deve tomar sua decisão baseado, primeiramente, naquilo que considera ser a vontade de Deus. A vontade de Deus inclui tudo: o que fazemos, onde o fazemos (em casa ou fora de casa), aqueles com quem andamos (nossos amigos), e o que realmente somos (a vida que vivemos todos os dias). Se somos cristãos, somos do Senhor. Pertencemos a ele. Então, tudo o que fazemos é feito de acordo com a vontade dele. E a vontade de Deus é sempre a melhor. Jesus nos diz “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”. Que adianta conquistarmos o que queremos do mundo, se perdermos a nossa vida eterna?
Se você está disposto a seguir a vontade de Deus, medite na Palavra de Deus, ore e busque a orientação do Espírito Santo para a sua vida, pois à medida que crescemos espiritualmente, crescemos na capacidade de "ouvir a voz tranquila" do Espírito de Deus.
Perguntar é bom, testar também. Nenhum de nós poderá ser ajudado em qualquer setor de nossa vida, em qualquer decisão, em qualquer atividade que queiramos fazer, se não procuramos, honestamente, sem temor, o que é certo e o que é errado. A cola, a ida ao cinema, a mentira, a bebida alcoólica, são coisas ou atividades que decerto você já procurou saber se são certas ou erradas. Uma das boas maneiras de você se decidir é fazer algumas perguntas a você mesmo:
  • De que maneira a minha participação, nisso irá afetar-me, como pessoa?
  • Contribuirá para uma boa saúde, ou para eu ter um corpo forte, ou prejudicará a minha saúde e enfraquecerá o meu corpo?
  • Poderá afetar a minha mente?
  • Prejudicará a minha vida espiritual?
  • Aumentará ou dimi­nuirá minha comunhão com o Senhor?
  • Como ficará a minha influência e testemunha em relação aos meus amigos?
  • Afetará a minha relação com Deus?
  • Poderá afetar a causa de Cristo?
  • Poderá o Senhor abençoar e usar para sua glória minha participação nessa atividade? …Colando? …Mentindo?

Cristo Jesus se deu tanto por nós! E o que podemos dar a ele?
Você será ajudado a decidir-se sobre o que é certo e o que é errado, à medida em que desejar sê-lo e, à medida em que estiver disposto a enfrentar o desafio das perguntas e a realizar os dois testes: o do segredo e o da oração.
O que você costuma fazer quando faz algo que sabe que alguém não aprova? Você com certeza evita encontrar-se com esse alguém. Você se sente mal na sua presença.
Imagine que você está pretendendo "colar" no próximo concurso, e você quer saber se isso é certo ou errado. Como o teste do segredo poderá ajudá-lo?
O TESTE DO SEGREDO está em você se perguntar:
  • Há algumas pessoas que eu não gostaria que soubessem ter feito isso?
  • Que diria minha família?
  • Eu ficaria envergonhado se ela soubesse que fui aprovado no concurso, “colando”?
  • Que diria meu pastor?
  • Meu melhor amigo?

Será que a "cola" passaria no teste do segredo? Você está pronto a dizer a todos o que fez? Você se envergonhou?
Podemos conservar isso como segredo... mas, e o nosso Pai celestial? Ele vê tudo, ele ouve tudo, ele conhece tudo. Desejamos que ele saiba o que fazemos.
O TESTE DA ORAÇÃO:
Posso eu orar sobre isso? Posso pedir a Deus para andar comigo nisso? Posso pedir-lhe para me abençoar enquanto faço isso?
Você não acha que um crente deve sentir-se livre para orar a respeito de qualquer coisa que faça ou que deseje fazer? Se você não pensa em convidar o Senhor para estar com você e abençoá-lo em qualquer coisa que faça, isso não é uma boa indicação de que a atividade seria errada para ele? Nós podemos e devemos orar sempre a respeito de qualquer problema ou atividade que devemos ter ou fazer.
E O TESTE DE JESUS?
Que faria Jesus? Será que Jesus me honraria se eu fizesse tal atividade? Ele me abençoaria se eu fizesse tais coisas?
"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Co. 11:1). Jesus quer que o imitemos e façamos o que ele faria em qualquer escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário