sexta-feira, 22 de junho de 2012

AONDE POSSO IR?

AONDE POSSO IR?
A Bíblia ensina que devemos cuidar bem de nossa saúde, pois Deus habita em nós.
Deus criou-nos com uma série de necessidades, e entre elas está a necessidade de lazer. Uma pessoa que não se diverte dará pouco descanso à sua mente, e poderá ter sérios problemas de saúde.

A Bíblia ensina que devemos cuidar bem de nossa saúde, pois Deus habita em nós (I Co. 3:16-17; 6:9).
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. (I Co. 3:16-17)
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? ...(I Co. 6:9)
Precisamos separar tempo para o nosso lazer.
Existem hoje diversas opções de lazer e divertimento. Surgem, então, duas questões importantíssimas: como servo de Jesus Cristo, posso praticar qualquer divertimento? Aonde posso ir? Aparente­mente, seria muito fácil responder com uma lista de vários tipos de divertimentos e locais que não são lícitos e, portanto, proibidos. Isto lhe satisfaria? Certamen­te que não. Nada mais justo do que querer saber os motivos, pois nossa obediência à Palavra de Deus deve ser consciente. Então, vamos examinar alguns princípios bíblicos que nos ajudarão a decidir aonde podemos ir para nos divertirmos.
I — Tudo em nossa vida deve ter a aprovação de Deus
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl. 3:17)
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (I Co. 10:31)
Mesmo as menores coisas que fazemos no dia-a-dia devem ter a aprovação de Deus, de tal maneira que se possa assinar embaixo. Nossa vida deve glorificar a Deus. Se queremos agradar a Deus, devemos agir com santidade, pois ele é santo; devemos agir com amor, pois ele é amor etc.
Será que todo tipo de divertimento tem a aprovação de Deus? Se queremos nos santificar, podemos ir a qualquer lu­gar? A Bíblia afirma que o mundo jaz no maligno (I Jo. 5:19).
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. (I Jo. 5:19)
Sendo assim, há mui­tas coisas que podem parecer inocentes, mas desagradam a Deus. Lembra-se co­mo Eva foi tentada? Satanás convenceu-a de que não havia nada errado em comer o fruto e desobedecer a Deus. Precisamos estar atentos para não sermos enganados por uma falsa aparência de inocência.
Se queremos ter a aprovação de Deus, devemos ter cuidado com os ambientes que frequentamos e com as companhias com quem nos divertimos. O Salmo 1 dei­xa bem claro que Deus se aborrece com aqueles que frequentam as rodas de escarnecedores, que são justamente os ambien­tes corrompidos, frequentados por pes­soas que se entregam ao pecado, não temem a Deus e ainda zombam das coisas espirituais.
Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. (Salmo 1)
Você é capaz de lembrar-se de alguns locais que são verdadeiras rodas de escarnecedores? Mesas de bares, danceterias etc.? Tais ambientes e companhias não agradam a Deus e não convêm a um cristão.
II — Devemos dar um bom testemunho do Evangelho
Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. (Fp. 2.15)
Nossos atos falam mais alto do que nossas palavras. Por isso somos responsá­veis em dar um bom testemunho, mesmo quando nos divertimos. É necessário que sejamos puros e corretos em tudo quanto praticamos (I Pe. 2:15).
Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; (I Pe. 2:15)
Não há nada errado em jogar futebol, ou torcer por um determinado time. Mas se o crente não consegue controlar-se, discute, briga, fala palavrões a cada partida, - que joga ou assisti - não está dando bom testemunho. Precisa domi­nar-se. Se não conseguir, é melhor dei­xar de jogar ou assistir futebol.
O contrário do bom testemunho é o escândalo, pois nega tudo aquilo que pregamos. Escandalizar significa fazer alguém tropeçar e cair. Ou seja, é induzir outra pessoa ao erro ou a decepcionar-se com o evangelho por causa de nossa maneira de agir. Por exemplo: Não é errado ir à praia. Mas a nossa roupa de ba­nho não deve servir de escândalo para outras pessoas. A Bíblia diz que não devemos fazer ninguém tropeçar (I Co. 10:32-33).
Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. (I Co. 10:32-33)
Jesus ensinou que aquele que escandaliza outras pessoas é maldito (Lc. 17:1-2).
Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho... (Lc. 17:1-2)
Tenhamos cuidado, pois se nosso lazer escandalizar alguém, ao invés de bênção, seremos maldição.
III — Devemos sempre buscar a nossa edificação (Ef. 4:13-15)
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxilio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. (Ef. 4:13-15)
Em nossa vida, todas as nossas esco­lhas podem influenciar nosso crescimento espiritual, de maneira positiva ou nega­tiva. Portanto, devemos fazer bom uso de nossa liberdade de escolha. Não podemos escolher algo que nos escravize ou que não contribua para a nossa edificação (I Co. 6:12; 10:23).
Todas as coisas me são licitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (I Co. 6:12)
Todas as coisas são licitas, mas nem todas convêm; todas são licitas, mas nem todas edificam. (I Co. 10:23)
Divertimentos e locais que contaminem a nossa mente, levando-nos a pensar e agir como as pessoas que não têm Jesus Cristo, devem ser rejeitados (Rm. 12.2).
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm. 12.2)
Você alimentaria seu corpo com alimen­tos estragados? Da mesma maneira, não devemos envenenar nossa mente com coisas que não edificam.
Assim, só devemos frequentar locais onde podemos receber uma influência sadia e positiva (Fl. 4.8).
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Fl. 4:8)
Antes de terminar, quero relembrar que Deus habita em você. A qualquer lugar que você vá, ele vai junto. Será que Deus fica satisfeito com todos os lugares aonde você o leva? Será que você pode dar um bom testemunho frequentando qual­quer ambiente? Você pode crescer espiritualmente indo a qualquer lugar? Antes de decidir-se a ir a um determinado lugar, faça a si mesmo estas três perguntas e decida se deve ir ou não.
Peça a Deus sabedoria para sempre decidir corretamente aonde você deve ir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário