sexta-feira, 27 de abril de 2012

CERTO, OU ERRADO?

CERTO, OU ERRADO?
Frequentemente você ouve alguém dizendo "não" a muitas das coisas ou atividades que você gostaria de fazer. Você acha até difícil determinar se tais atividades são certas ou erradas.
No mundo moderno ou antigo, sempre se discutiu a questão do certo e do errado, tendo em vista que este termo tem vários sentidos.
Algumas vezes você concluiu que agiu errado, quando agiu por conta própria, algo que dependeria de permissão de alguém.
E você o fez. Você sabia estar agindo errado! Outras vezes você pediu permissão e soube que assim estava agindo certo.

Podemos fazer qualquer coisa que quisermos, se Cristo, que é o nosso guia espiritual, não tiver dito "não", pois " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm " (I Co. 6:12). Algumas atividades são boas para mim, mas se Cristo não tiver dito "sim" a algumas, mesmo que sejam permitidas, você precisa indagar: "são certas ou são erradas?
· Certo é tudo aquilo que é verdadeiro, que é correto. Como crentes, precisamos com inteligência buscar sempre o que é verdadeiro, o que é correto fazer.
· Errado é o que não segue uma boa direção. Como crentes, precisamos estar prontos a seguir sempre em uma boa direção.
Deus deu liberdade a cada pessoa para escolher entre o que é certo e o que é errado; voce só precisa descobrir em que mundo está, a fim de tomar suas próprias decisões como crente.
O mundo dos instintos é aquele em que os animais vivem. Quando você era bebê, seu comportamento era nesse mundo. Você tinha o impulso natural para comer, beber, brincar; então você cresceu e pode buscar essas coisas pelos seus próprios meios. Você não age mais como um bebê. Tem seus limites conhecidos, isto é, você sabe que se atravessar uma rua movimentada, sem prestar a devida atenção, poderá ser atropelado. Você agora pergunta: "Posso atravessar?"
Uma locomotiva só anda bem se permanecer nos trilhos, pois fora deles ela é inútil.
Quando sua mãe brigava com você para não colocar qualquer coisa na boca, ela estava querendo que você aprendesse a conhecer o que era apropriado e o que não era apropriado comer. Temos que ter controle sobre nossos instintos ou vontades, para que possamos expressá-los de modo saudável.
Neste mundo, tudo o que fazemos é porque é geralmente aceito, é o que os outros aprovam, é o costumeiro. Estamos sempre dizendo: “Mas, todos estão fazendo isso!" "Eu preciso acompanhar o rítmo para ser aceito pela turma, para ser popular!"
Nós somos pessoas responsáveis diante de Deus. Temos que decidir por nós mesmos o que é direito e o que é errado fazer. Se você, como crente, não perguntar se é certo ou errado tal atividade, você decerto estará aceitando um costume, e não se decidindo como pessoa.
Neste mundo é hora de parar e chegar à conclusão do que é certo e do que é errado. É hora de saber se estamos agindo certo ou se estamos agindo errado. E você sabe, não é verdade? Quando você errou, lá dentro de sua cabeça houve um "click" de culpa. É hora de não imitar a conduta e os costumes deste mundo em que vivemos. Você poderá estar no mundo, mas fora dele, sendo uma pessoa com a consciência de estar agindo errado ou certo, mostrando aos outros que em tudo o que você faz, diz ou pensa, o seu padrão é Cristo. Quando agimos assim, aprendemos por experiência própria como os caminhos de Deus realmente nos satisfazem. Somente aqueles que sabem estar fazendo o melhor para Deus podem considerar como certa a sua maneira de agir.
Estar no mundo, sabendo que sua conduta o leva para fora dele, é viver no mundo do cristão. Estar no mundo do cristão é o teste final para qualquer decisão a ser tomada, acerca do que é certo e do que é errado para sua vida. Estar no mundo do cristão é aplicar os ensinamentos de Jesus à nossa vida e seguir a consciência. Esta será uma consciência cristã. O verdadeiro cristão aceita como autoridade para dirigir sua consciência os princípios espirituais e morais dados por Deus.
Quando você está no mundo, entre amigos, tentando decidir o que é certo ou errado, há alguém mais que poderá guiá-lo e orientá-lo - é o Espírito Santo de Deus. Há, portanto, dois fatores que poderão ajudar no mundo do cristão:
  1. Ler sua Bíblia diariamente;
  2. Ouvir e seguir o Espírito Santo. Você também poderá recorrer a seus líderes da igreja. Com isso você poderá viver no mundo, mas estará separado espiritualmente dele.
Estar no mundo ou fora dele, é estar no mundo vivendo como cristão, fora dele; é deixar de amar o mundo mau e tudo o que ele oferece, pois quando amamos mais essas coisas ou atividades, mostramos que realmente não amamos a Deus, porque todas essas coisas ou atividades não provêm de Deus, e sim do próprio mundo pecaminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário