sexta-feira, 18 de maio de 2012

O QUE É AMIZADE


O QUE É AMIZADE
Amizade é um sentimento a ser aprendido.
Como é bom ir à igreja e não ter vontade de voltar para casa, mesmo depois que o culto acaba! O zelador fecha o templo e a gente fica ali conversando. Se der, a gente dá uma esticada até uma sorveteria, para nosso próprio desespero, preocupados com a segunda-feira cedo.
Como é bom achar um tempinho no intervalo do almoço, pra poder ficar conversando com um amigo sozinho ou numa roda. Quando isto acontece, a vida parece ter mais sabor.
O primeiro amigo
Felizmente, essas coisas ainda acontecem e vão acontecer sempre. Nós nascemos para viver em grupo, para conversar, para trocar ideias. Até Deus é assim.
Ele preferiu não viver sozinho e criou Adão. Os dois eram muito amigos. Toda tardinha, Deus vinha falar com o homem. Adão gostava disso, e devia passar o dia inteiro pensando na chegada da tarde, quando conversaria com Deus.
Além de vir conversar com o homem toda tarde, Deus também criou a mulher, para ser sua companheira e auxiliadora. Deus era o amigo do casal. Veio, então, a serpente, que era Satanás, e atraiu a atenção da mulher com falsidades, oferecendo coisas atraentes, para quebrar aquela amizade. (Gn. 2 e 3)
Aprendendo a ser amigo
O nosso Deus, portanto, quer que sejamos amigos e tenhamos amigos. Só que, por experiência própria, nós sabemos que ser amigo e ter amigo não é fácil. É difícil. Viver é difícil. Difícil e por isto gostoso. Nada que é fácil é realmente gostoso.
É a luta para conseguir a vitória que a torna gostosa. Por exemplo, quando um namoro começa fácil, termina fácil. Quando o dinheiro entra fácil, a gente gasta fácil.
Em outras palavras, para ser e ter amigo, a gente precisa se esforçar. A amizade é um sentimento a ser aprendido, como o amor, o respeito e tantas outras virtudes.
Nós nascemos egoístas e é mais natural pensar só no nosso próprio bem. Enquanto vivemos assim, não estamos preparados para experimentar uma grande amizade. O sábio disse: "O solitário busca o seu próprio interesse ..." (Pv. 18.1).
Para ter e ser amigo, precisamos converter o nosso coração, mudando nossa maneira de ver as pessoas. Elas não existem para nos servir. Nós existimos para servirmos uns aos outros. Quando entendemos isto, nossos relacionamentos se tornam menos complicados.
Será que sabemos ser amigos? Vai aqui um exercício:
- Faça uma relação de quantos amigos você tem.
- Para cada um, anote há quanto tempo vocês são amigos.
- Agora, faça uma relação de quantos amigos você perdeu nos últimos anos.
- Para cada amigo perdido, anote o motivo (viagem, mudança de escola ou emprego, oposição dos familiares, briga, etc.).
- Registre o que você aprendeu com este exercício. Lembre-se: amizade é um sentimento a ser aprendido.
Neste levantamento, você deve ter verificado que a gente escolhe o amigo ou amigos.
Colega a gente não escolhe. Ele está ali porque é nosso vizinho ou porque estuda na mesma sala de aula ou trabalha no mesmo lugar que a gente. Por isto, temos muitos colegas. É impossível viver sem eles. Tem gente que confunde amizade com coleguismo. Com os colegas, somos alegres, educados, fraternos. Tudo isto faz parte da arte do respeito mútuo e da política da boa vizinhança.
O mesmo acontece na família. Não se escolhe pai, mãe, irmão, avó ou tia. Mesmo que eles nos decepcionem ou nós os decepcionemos, não deixarão de ser nossos parentes. Como moramos juntos, os relacionamentos podem ser difíceis, porque são verdadeiros. Não dá para usar máscara. O mau humor ou o bom humor está na cara.
Quanto aos colegas, alguns podem até se tornar nossos amigos, mas nem todos. O sábio já ensinava: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo ..." (Pv. 18:24).
Na família, o ideal é que todos sejam amigos uns dos outros. É o mínimo que se espera de uma família. Mas, mesmo entre os nossos familiares, acabamos sendo mais amigos de uns que de outros.
Diferentemente dos colegas e dos familiares, a gente escolhe os amigos. A gente escolhe e é escolhido. Esta diferença deve estar clara para nós. Devemos escolher bem e nos deixar escolher do mesmo modo.
Não esqueça
1. Nós nascemos para estar em comunicação, vivendo relacionamentos de amizade. Deus mesmo gosta de amigos. Para ele e para nós.
2. Amizade é o prazer de estar junto, para multiplicar os sonhos para o futuro e dividir as tristezas do presente.
Ser amigo é ter mãos prontas para nos puxar de um perigo, para nos levantar firmes do chão duro, se cairmos.
Ser amigo é olhar o outro com os olhos do outro. Ter amigo é ser olhado pelo outro com os nossos olhos. Jesus nos olha assim.
Amigos muito chegados
“Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves no coração. Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do coração.”
Estes versos, cantados por Milton Nascimento, revelam uma verdade que ninguém discute. Especialmente quando o amigo é "mais chegado que um irmão". (Pv. 18:24)
Interessante também seria fazer um estudo sobre a amizade em Provérbios, o grande livro da Sabedoria. Uma comparação seria ainda muito mais interessante.
Uma conquista permanente
As atitudes que temos com nossos amigos são determinadas pelo tipo de amizade que já tivemos. Alguns rapazes preferem ter amigas, por acharem que elas são mais confiáveis e que podem ser mais sinceras. Algumas garotas preferem ter amigos, por acharem que eles são mais sinceros e mais confiáveis.
Não tem nada a ver. Depende das nossas experiências e também de nossas personalidades. Se você prefere amizade com pessoas do mesmo sexo ou do outro, isto não tem importância. O importante é que sejam mesmo amigos.
De qualquer modo, amizade é uma coisa complicada.
Se a gente gosta de ter amigos, algumas verdades precisam estar bem claras: Precisamos valorizar as amizades.
Fazemos isto se entendemos que amigo é aquele com quem a gente troca coisas, sentimentos e companheirismo. A palavra-chave é esta: troca. Não é só receber. Não é só oferecer.
Precisamos entender que a amizade é uma conquista permanente. Há um crescimento nesta troca. Em outras palavras, a amizade é um relacionamento que precisa ser aperfeiçoado a cada dia. O fato de elegermos alguém nosso amigo não quer dizer que já temos um amigo. Ele deve ir crescendo como nosso amigo, enquanto crescemos como seu amigo. A verdadeira amizade, portanto, exige maturidade.
- Precisamos buscar oportunidades para estarmos juntos dos amigos. Uma das características da grande igreja de Jerusalém (At 2:44) era que os discípulos viviam muito tempo juntos. Quando se é amigo, estar junto não atrapalha.
- Precisamos respeitar a individualidade do amigo. Estar junto deve ser um desejo mútuo. Não temos o direito de ser chatos, de falar sempre e de querer atenção sempre.
Levando isto em consideração, nossas amizades terão tudo para ser duradouras.
Na hora do conflito
Depois destes cuidados, um outro assunto merece ser discutido aqui: São os conflitos que, às vezes, nossas amizades geram em nossas famílias. Isto acontece, principalmente, quando nossos familiares não gostam de nossos amigos, por entenderem que eles nos prejudicam.
A pergunta é inevitável: A quem dar ouvidos?
Alguns problemas podem ser resolvidos com diálogo. Os nossos familiares gostam que tenhamos amigos. Ninguém gosta que alguém fique fechado dentro do quarto, sem falar com ninguém. Eles querem que a gente saia, se relacione e se divirta. Amigo é pra isso.
Como resultado, os amigos se influenciam uns aos outros, nos costumes, nas diversões, nos estudos, na fé, etc. É assim que se cresce na vida. É mudando de opinião e de atitude. No entanto, quando esses amigos acabam invadindo a vida uns dos outros, eles deixam de ser realmente amigos.
É geralmente nesses momentos que aparece o conflito. Os familiares começam a ficar preocupados e tomam suas decisões. Eles querem preservar o que acham certo e procuram nos ajudar. Como nem sempre concordamos, as dificuldades parecem intransponíveis.
Nesses casos, a gente precisa ter a coragem de conferir se nossos amigos não estão atrapalhando nossa vida. Se achamos que sim, é hora de nos afastarmos. Se achamos que não, só nos resta o diálogo com os nossos familiares.
Devemos ter em mente o seguinte:
- É um erro confundir coleguismo com amizade.
- É um equívoco pensar que existem amigos que só servem para rua, mas que não são bons para freqüentar a nossa casa.
- É sabedoria entender que não vale a pena romper com nossos familiares por causa dos amigos.
- É inteligente pensar que nunca haverá conflito com nossos familiares por causa de amigos verdadeiros. De colegas, talvez. De amigos, jamais.
Não esqueça. Há uma profunda verdade em Provérbios sobre a natureza da amizade. Confira: Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele. Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade”. (Pv. 27:17; 18:24; 17:17; 22:24; 27:6; 29:5; 27:9 - NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário