domingo, 22 de julho de 2012

A MANEIRA DE DEUS É MELHOR

A MANEIRA DE DEUS É MELHOR

São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia, depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias, a rainha-mãe, os oficiais, os príncipes de Judá e Jerusalém e os carpinteiros e ferreiros. A carta foi mandada por intermédio de Eleasá, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia, a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e dizia: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR.
Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. (Jr. 29:1-14)
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jr. 29:12-13).
Com certeza você não gosta que o castiguem. É tão agradável como ser mordido por um cachorro ou como não ser aprovado num exame!
Alguma vez seus pais já disseram: “Estou fazendo isso para o seu próprio bem”, enquanto o disciplinavam? Às vezes pareceu-lhe que o disciplinavam para livrarem-se de seu aborrecimento e frustração. Mas quase sempre os pais castigam seus filhos para beneficiar suas vidas e não para prejudicá-las.
Aprimorar nossas vidas é o objetivo de Deus quando nos disciplina. Como Pai celestial, Deus está interessado em que você dirija seu viver pela senda da alegria e não pela da derrota.
Os que se rebelam contra as restrições de Deus não compreendem o que isso significa. Às vezes Deus permite que as pessoas andem por seus próprios caminhos e colham as consequências de sua desobediência. Outras vezes ele intervém diretamente para corrigi-las. “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” (Hb. 12:4-6).
Os hebreus foram escolhidos por Deus para serem um exemplo às outras nações acerca do que significa ter uma relação pessoal com Deus. Mas voltaram os olhos para as nações vizinhas e começaram a imitar seus costumes pagãos de sacrifício e a deuses inexistentes. Como consequência, Deus mandou profetas para corrigir seu povo e para dar-lhe a verdadeira liberdade.
Quando endureceram seus corações, Deus permitiu que os babilônios conquistassem o reino de Judá e levassem o povo cativo. Jeremias, que vivia em Jerusalém e era profeta de Deus, escreveu uma carta exortando os cativos a aceitarem a disciplina de Deus.
Deus falou a Jeremias que os cativos ficariam na Babilônia setenta anos; em seguida, eles voltariam à sua terra natal. Mas eles não queriam ficar na Babilônia para aceitar a disciplina de Deus. Negaram-se a aceitar a mensagem de Jeremias e deram ouvidos aos falsos profetas que proclamavam o livramento imediato de Deus, e não dentro de alguns anos. Jeremias, o verdadeiro profeta de Deus, respondeu à mensagem dos falsos profetas ao dizer: “Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR.” (Jr. 29:8-9).
Deus sabia que depois de setenta anos seu povo finalmente seria humilde. Lembrar-se-iam do seu Deus e reconheceriam o quanto dele necessitavam. “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr. 29:12-13).
Agora suas orações seriam ouvidas. Eles entenderiam que o senhor é precioso e santo e que só ele poderia colocá-los novamente no caminho da retidão.
Daniel viveu durante os setenta anos de espera. Ele recorda o cumprimento de Jeremias 29.13. “Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; temos pecado e cometido iniqüidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra.” (Dn. 9:4-6).
A oração de Daniel foi sincera. Enquanto Daniel orava, Deus enviou-lhe um anjo para revelar o seu plano acerca do futuro de Israel. Quando Daniel buscou a Deus de todo o seu coração, Deus aproximou-se dele. Um grupo de outros hebreus uniu-se a Daniel para buscar o senhor. Deus cumpriu o que prometera e finalmente fez o seu povo retornar à sua terra.
A maneira de Deus é melhor. Qual é a sua resposta às circunstâncias indesejáveis? Se você voltar-se para Deus, obterá perdão de pecados e ajuda para vencer as provas. Agradeça-o por sua correção espiritual. É sua maneira de dizer: “Eu o amo e tenho interesse por sua vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário