sábado, 11 de fevereiro de 2012

Necessidades da Vida


Necessidades da vida
Na maioria das nossas orações pedimos a Deus coisas que precisamos todos os dias. Elas são necessidades legítimas. (Não estamos pedindo a Deus para nos tornar um milionário, apenas para nos ajudar nas nossa necessidade diária). Deus está realmente preocupado com as necessidades da nossa vida?
Lucas 11:3
o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia;
O que é este pão cotidiano do qual Jesus fala, introduzido na Oração do Senhor? Uma fatia de pão italiano quente nas nossas portas todas as manhãs?
- Isso seria bom!
O pão é um alimento básico de toda cultura. De pães asmos a pães com fermento, o trigo tem sido misturado com água e com óleo e colocado sobre o fogo por todas as civilizações. O que é a primeira coisa que a maioria dos restaurantes leva à mesa antes da refeição? Pão. (Certo, talvez alguns restaurantes não, mas aquelas torradas são feitas de trigo. Elas só estão fritas em óleo).
Mas que tal uma pequena mudança no cardápio diário:

“Dá-nos hoje o nosso sorvete com lascas de chocolate cotidiano”
Ou...
“Dá-nos hoje o nosso caviar cotidiano”?
Essas coisas são luxos, não necessidades. Desculpe, Deus não as promete.
O pão é uma necessidade valiosa, saborosa e bem-vinda, mas certamente não é extravagante.
Jesus nos diz para pedirmos pelas necessidades da vida, mas ele promete supri-las?
Logo depois deste apelo pelo pão diário, também encontrado em Mateus 6, Jesus apresenta sua famosa passagem “Não se preocupem”:
Mateus 6:25
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Deus cuida das aves, das flores e da grama e fornece o básico que elas precisam para existir (versículos 26-30).
Mateus 6:26
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Mateus 6:27
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
Mateus 6:28
E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
Mateus 6:29
Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Mateus 6:30
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Por que nós não? Nós não somos mais importantes do que uma andorinha que faz ninho em celeiros, uma gaivota e uma folha de cacau da Bahia?
Pode apostar uma fatia de pão doce fermentado, que somos.
Nessa afirmação vem uma promessa de Deus de fornecer comida, roupa e bebida (versículos 25-34) à sua mais importante criação na terra. Mais uma vez o necessário.
Jesus nos diz para pedirmos, em seguida promete dar-nos o básico que precisamos para sobreviver.
Então não nos preocupemos; oremos. Deus tem algo maravilhoso para nós assando no forno.
Você também consegue sentir o cheiro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário